sábado, 26 de fevereiro de 2011

Honda Civic 1.4 100 cv Special Edition MY10/MY11

Os Hondas são, desde a sua origem, exemplos do que de melhor se faz em termos de fiabilidade. Mas se houve tempos em que estavam anos luz à frente dos restantes, hoje em dia já não é bem verdade. O mercado automóvel e os automóveis têm sofrido profundas alterações nos últimos anos e a Honda perdeu a vantagem na fiabilidade e não ganhou nas restantes áreas. Excepção para o pioneirismo nos hibridos, onde também já começa a perder a vantagem.
Por isso, o Honda Civic não é mais que um apático pequeno familiar feito para os clientes Honda de longa data.
Mas quando a Honda faz uma campanha em que vende o carro carregado de equipamento pelo preço de um citadino medianamente equipado, aí a coisa muda de figura.

Exterior
Mantém a imagem arrojada com que foi lançada a actual versão com apenas alguns retoques. A grelha é diferente, as protecções das embaladeiras estão pintadas na côr da carroçaria e as duplas saídas de escape estão lá para dar outra graça à traseira. Já houve tempos em que chocava, depois apaixonou e actualmente é uma estética a que nos habituámos. Bonito mas já pede para ser revisto.

Interior
Por dentro não falta nada a não ser espaço. É verdade que lhe dá outro aspecto de robustez mas o tablier pode fazer com que alguns claustrofóbicos se sitam incomodádos, principalmente no "lugar do morto". Já nos lugares de trás a situação é diferente. Há espaço suficiente e os bancos têm a particularidade de rebaterem da forma normal e da forma inversa... de baixo para cima, criando uma superficie de carga ao nível do chão. O rebatimento tradicional permite que a plataforma de carga seja plana. Ou seja, apesar de acanhado à frente, a versatilidade está em grande plano.

Equipamento
A única opção disponível é a pintura metalizada. Tudo o resto vem de série. A diferença a assinalar entre a versão 2010 e 2011 é que na mais antiga os bancos são em pele e tecido com os forros da porta em tecido e na mais recente os bancos são em pele e alcantra, com as portas forradas a pele. As jantes são diferentes entre as duas versões.

Condução
O motor 1.4 de 100cv pode ser entusiasmante mas só em rotações mais elevadas. Não tive oportunidade de explorar o motor devidamente mas é promissor. A nível de condução, não sendo um desportivo é um carro que permite andar rápido sem comprometer a sua função de familar.
A insonorização é bastante boa.
Detalhe interessante que demonstra a politica de defesa do ambiente é o indicador de condução económica que indica qual a mudança indicada para cada situação.

Valor
O valor de campanha é 19400€. Junta-se mais uns trocos para pinturas, despesas e transporte e tiramos este carro por 20700€. O mesmo preço que poderá custar um citadino com o mesmo nível de equipamento ou mesmo ligeiramente inferior. Dá que pensar.

Aspecto negativo
O carro vem equipado com uma garrafa de óleo de 1l na bagageira. Mesmo que a explicação que me deram seja verdadeira, ou seja, oferecem o óleo para que os clientes saibam que o motor leva óleo (!!!) a mensagem que passou para mim foi que o carro consome óleo.

Final
Carro interessante para quem quer comprar um carro fiável, tecnologicamente evoluido e pelo preço de um carro de segmento inferior. Fora desta campanha, Civic é um carro que já pede uma revisão... de conceito.

1 comentário:

  1. boas tenho um de 2011 e posso garantir que ainda nao usei o oleo pois nao gasta

    ResponderEliminar