domingo, 16 de janeiro de 2011

Dacia Sandero 1.5dci 90cv Confort

Os Dacia são provavelmente os carros que mais sentido fazem para quem quer um meio de se transportar. São fabricados por uma marca romena na Turquia mas têm todo o know how dos franceses da Renault. Resulta daqui um produto low cost que pode ter algumas lacunas mas que cumpre muito bem o seu papel.

Exterior

Por fora o Dacia Sandero tem um aspecto que causa alguma confusão. Se a frente até tem um aspecto engraçado, a traseira dá ares de ter sido feita numa sexta feira, ao final do dia e por alguém a quem o dia correu mal. Isto faz com que a lateral, onde também se avalia a transição entre uma frente agradável e uma traseira de gosto duvidoso fique comprometida. Mesmo sendo um produto low cost podiam ter investido um pouco mais na estética. De qualquer forma o aspecto geral não é mau.

Interior

O interior é confortável e tem tudo o que é necessário. Mas não mais do que isso. A versão confort tem um nível de equipamento sem falhas muito gritantes e os acabamentos estão em linha com o que se espera num Dacia. A decoração nesta versão é um pouco melhor, com a tonalidade do tablier a garantir uma maior sobriedade. Não se pode esperar no entanto grandes surpresas para o lado positivo.
O espaço para os ocupantes é bastante bom em largura e altura e apenas o espaço para as pernas atrás podia ser melhor. A mala tem 320 litros, deixando para trás carros do segmento acima.

Equipamento

Tal como nos pontos anteriores, a nível de equipamento o comentário a fazer é que para um que se espera de um Dácia, o equipamento é normal. A versão mais baixa não inclui vidros eléctricos, ar condiconado ou direcção assistida. Mas a diferença de preço para a versão confort, a mais equipada, é cerca de 800€.

Motor

O motor de 75cv permite que o Dácia cumpra a sua função de forma bastante boa e com consumos muito comedidos. Se passarmos para a versão de 90cv, o Sandero começa a ter ares de carro despachado mantendo os tais consumos baixos, podendo até baixar.
No entanto, nenhum deles se pode chamar de desportivo.
Tanto em baixa como em média rotação a insonorização não compromete. Em alta rotação começa a ser um pouco invasiva.

Comportamento

Suspensão branda mas que não coloca em perigo a estabilidade. A longo prazo permite que o Sandero não ganhe ruídos parasitas com tanta facilidade. E sendo um carro que tem a pretensão de ser um emio de transporte, uma suspensão diferente não faria grande sentido.

Preço

Por cerca de 14500€ consegue-se um Sandero com algum equipamento, pronto a sair do stand.

Final

Se podia ter mais equipamento? Podia. Suspensão mais desportiva? Também. Uma estética mais apetecível? Sem dúvida. E podia ter muito mais. Mas aí o preço seria muito mais. O Sandero é um carro para ser escolhido com racionalidade. É o carro para quem se quer deslocar com conforto, segurança e economia. Não é o carro para quem quer ter pretensões sociais através do carro. O que, convenhamos, até aos 50000€ são poucos os carros que permitem ter. Por isso, para quê andar em bicos dos pés? Pés bem assentes na terra. Em vez de pagar mais de 20000€ por um carro médio, que será sempre um carro médio, chamemos os bois pelos nomes. O Sandero faz todo o sentido.

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