Os Dacia são provavelmente os carros que mais sentido fazem para quem quer um meio de se transportar. São fabricados por uma marca romena na Turquia mas têm todo o know how dos franceses da Renault. Resulta daqui um produto low cost que pode ter algumas lacunas mas que cumpre muito bem o seu papel.
Exterior
Por fora o Dacia Sandero tem um aspecto que causa alguma confusão. Se a frente até tem um aspecto engraçado, a traseira dá ares de ter sido feita numa sexta feira, ao final do dia e por alguém a quem o dia correu mal. Isto faz com que a lateral, onde também se avalia a transição entre uma frente agradável e uma traseira de gosto duvidoso fique comprometida. Mesmo sendo um produto low cost podiam ter investido um pouco mais na estética. De qualquer forma o aspecto geral não é mau.
Interior
O interior é confortável e tem tudo o que é necessário. Mas não mais do que isso. A versão confort tem um nível de equipamento sem falhas muito gritantes e os acabamentos estão em linha com o que se espera num Dacia. A decoração nesta versão é um pouco melhor, com a tonalidade do tablier a garantir uma maior sobriedade. Não se pode esperar no entanto grandes surpresas para o lado positivo.
O espaço para os ocupantes é bastante bom em largura e altura e apenas o espaço para as pernas atrás podia ser melhor. A mala tem 320 litros, deixando para trás carros do segmento acima.
Equipamento
Tal como nos pontos anteriores, a nível de equipamento o comentário a fazer é que para um que se espera de um Dácia, o equipamento é normal. A versão mais baixa não inclui vidros eléctricos, ar condiconado ou direcção assistida. Mas a diferença de preço para a versão confort, a mais equipada, é cerca de 800€.
Motor
O motor de 75cv permite que o Dácia cumpra a sua função de forma bastante boa e com consumos muito comedidos. Se passarmos para a versão de 90cv, o Sandero começa a ter ares de carro despachado mantendo os tais consumos baixos, podendo até baixar.
No entanto, nenhum deles se pode chamar de desportivo.
Tanto em baixa como em média rotação a insonorização não compromete. Em alta rotação começa a ser um pouco invasiva.
Comportamento
Suspensão branda mas que não coloca em perigo a estabilidade. A longo prazo permite que o Sandero não ganhe ruídos parasitas com tanta facilidade. E sendo um carro que tem a pretensão de ser um emio de transporte, uma suspensão diferente não faria grande sentido.
Preço
Por cerca de 14500€ consegue-se um Sandero com algum equipamento, pronto a sair do stand.
Final
Se podia ter mais equipamento? Podia. Suspensão mais desportiva? Também. Uma estética mais apetecível? Sem dúvida. E podia ter muito mais. Mas aí o preço seria muito mais. O Sandero é um carro para ser escolhido com racionalidade. É o carro para quem se quer deslocar com conforto, segurança e economia. Não é o carro para quem quer ter pretensões sociais através do carro. O que, convenhamos, até aos 50000€ são poucos os carros que permitem ter. Por isso, para quê andar em bicos dos pés? Pés bem assentes na terra. Em vez de pagar mais de 20000€ por um carro médio, que será sempre um carro médio, chamemos os bois pelos nomes. O Sandero faz todo o sentido.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário