segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Renault Clio 1.5dCi Van 65 cv 2002

É capaz de ser um dos carros que mais se vê nas estradas portuguesas. Ando com um carro deste há um mês e por vezes dou por mim a contar 5 e 6 carros destes seguidos, parados num semáforo. Porquê?

Motor

O pequeno motor de 1,5 litros e 65 cavalos demonstra uma vontade fora do comum para andar, tendo em conta que a potência não é nada de especial. É extremamente linear e tem um binário suficiente para rolar sem grandes problemas a baixas rotações (1400 rpm) e a partir daí começar a desenvolver.
Em auto estrada tem por vezes alguma falta de fôlego, principalmente a velocidades mais elevadas e em subida. De resto, tem mais alma que alguns motores com cilindrada aproximada e quase o dobro da potência.
O consumo, é como em todos os carros. Se andarmos devagar gasta pouco. Se andarmos depressa, gasta muito. Ou seja, em percursos citadinos e a cumprir com as normas de conduções económica, gasta cerca de 4,2l/100km. No entanto, quando faz as ligações semanais Lisboa-Porto, passa alegremente para 8,5l/100km.


Comportamento

E é exactamente nessas ligações que se entende o porquê de o carro ter conquistado tantos fãs (ou utilizadores). A unidade com que ando conta neste momento com 270000km. Como não podia deixar de ser, a manutenção tem sido limitada a mudanças de óleo (quando digo óleo é apenas óleo... filtro não incluído)e ar nos pneus.
Seria de esperar que um carro destes e nestas condições já tivesse a segurança comprometida. Falso. O carro faz o percurso sem grandes sobressaltos, estável e sem fadiga na travagem. Como carro comercial que é tem a traseira mais leve que o habitual. Não quero dizer que foge de traseira mas sim que tem que se saber conduzir com uma traseira mais leve. A tendência no limite é sobreviradora mas facilmente controlável.
O ABS seria bem vindo uma vez que os pneus de 3 euros que estão montados têm alguma tendência para nas travagens em molhado se imobilizarem antes do carro.

Equipamento

Fecho centralizado com controlo remoto, direcção assistida,vidros electricos, rádio de cassetes (deu para recuperar alguns exitos de Heroes del Silencio)e alarme. De resto, só o obrigatório para circular na estrada.

Interior

O interior é confortável e bem insonorizado. Em velocidades mais elevadas e por periodos mais longos, o motor gosta de marcar presença e torna-se cansativo.

Conclusão

Um carro de combate. Barato de sustentar e que tem algumas ambições pouco próprias para algo do seu tamanho e com as suas origens.

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