sábado, 1 de janeiro de 2011

Volvo S60/V60 D3 (2.0 163cv)

Vamos imaginar que vamos comprar um carro ou carrinha, do segmento familiar e temos cerca de 40.000€ disponíveis. Queremos um carro que transmita um certo status, tenha qualidade, transpire dinamismo e com um equipamento irrepreensível. O motor diesel é indispensável e tem de ter um bom nível de performance. Para além disto queremos algo seguro e espaçoso. Ou seja, queremos tudo.

Exterior

Tanto na versão carro como carrinha estamos perante um dos mais belos carros da actualidade. Aliás, tem sido uma das características dos Volvo´s nos últimos tempos.
Com uma imagem desportiva e simultâneamente sóbria, revela uma imenso bom gosto mesmo nas versões mais desportivas que por vezes deixam a desejar no capítulo estético.
A Volvo propõe como opcional um kit exterior com aplicações cinzentas/prateadas nos pára choques, aventais e mais uns pequenos detalhes. Em carros de côr escura fica simplesmente fenomenal.
A estética está assim ao nível do que melhor se faz na "escola italiana", dizendo aos alemães que a sobriedade não é cinzenta.

Interior

O interior é espaçoso, requintado e mostra um cuidado na construção acima da média.
A rolar o conforto é bastante bom graças a uns bancos envolventes em qualquer uma das suas versões. Todos os comandos são muito intuitivos e ergonómicos.

Motor

O motor de 163 cavalos é uma surpresa extremamente agradável. Por volta das 1500 rpm mostra todo o seu fulgor (400 Nm), surpreendendo na primeira vez que se leva o carro para a estrada. Até à velocidade máxima permitida por lei (+ IVA) revela uma linearidade bastante boa. A partir deste ponto não desilude mas começa a ser menos entusiasmante. Os consumos são comedidos a avaliar pela leitura que estava no computador de bordo. Não sei no entanto o tipo de condução que o utilizador habitual faz. De qualquer forma 6,5 litros é um consumo normal para este motor.

Comportamento

Um carro com mais de 2 toneladas espera-se que tenha uma inércia relativamente elevada. Com este Volvo tal não acontece. Não será um carro de temperamento desportivo mas permite andar rápido e ter alguma diversão.

Equipamento

A Volvo continua a primar pela segurança. No que toca a níveis de equipamento, existem 3. A segurança mantém-se de origem e a versão intermédia (Momentum) é assim a melhor opção. Existe um versão desportiva R, que tem como base a versão Kinetic, menos equipada. A Summum é a mais bem equipada.

Preço

Procurando nos diversos concessionários, o preço médio em 2010 para a versão intermédia de equipamento era de 41500€, chave na mão.

Conclusão

Os alemães que se cuidem. A Volvo vai começar a fazer estragos. Apenas o valor de usado mais baixo pode tirar argumentos a um Volvo. Mas mesmo este aspecto começa a ser passado.
Queremos tudo e neste carro temos tudo... ou quase.

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